terça-feira, 30 de julho de 2024

Do Egito e das pirâmides

 

Muito já se tem falado sobre a vida no antigo Egito e a especulação que existe ao redor das pirâmides e da sua construção. De facto dá muito que pensar. Levando uma vida inteira a construir estes monumentos, ou digamos uma boa e larga dezena de anos seriam precisos milhares e milhares de homens para levantar uma só pedra de uma boa meia dúzia de toneladas e durante uns bons e largos meses. Ao fim de uma vida creio que não estaria a pirâmide completa.

Há alguns egiptólogos que aceitam a tese de terem sido construídas com a ajuda de uma tecnologia extraterrestre, que os teria ajudado a erguer as ditas pedras e as colocado no devido lugar. No entanto à que referir, e isto é um ponto muito importante para se deslindar o segredo das pirâmides, que é o facto de estarem orientadas pelos pontos cardeais e na mesma ordem de orientação que as três Marias da Constelação do Guerreiro. Segundo alguns documentos, as três estrelas têm algum significado, muito embora ainda não totalmente esclarecido, que seria aí a moradas dos deuses. Dá que pensar! No entanto se refutarmos a hipótese extraterrestre, só nos resta a construção manual.

Diga-se e em jeito de elucidação que os trabalhadores das construções tinham regalias que não eram dadas aos outros trabalhadores. Podiam beber cerveja, coisa que daria mais vigor e energia, comiam bife e outros acepipes gastronómicos que os outros não tinham esse privilégio. No entanto eram chicoteados se alguma coisa não corresse pelo melhor. E nenhum deles podia revelar os segredos das pirâmides. Por isso é que muitos deles nunca sabiam o que estariam a fazer. Os verdadeiros arquitetos teriam que morrer quando tudo estivesse pronto. Era um método seguro de nunca passar para a posteridade os segredo de tais construções. Talvez por este facto hoje não ficamos a saber o como e o porquê de tal secretismo.

As teses avançadas que partilham da opinião de ter havido ajuda extraterrestre não estão devidamente seguras por falta de provas conclusivas que assentam neste facto. No entanto os segredos continuam por decifrar e ainda há muito que descobrir neste aspeto. Daria uma reviravolta na história e no modo como vemos a vida no antigo Egito. Quiçá senão seria mesmo uma revelação tão importante que pusessem em causa todo o nosso saber e tudo o que julgamos verdadeiro e não o é!

Do mesmo modo se pode dizer de outras construções do mesmo tipo. São na sua maioria pirâmides, muito embora ligeiramente diferentes quanto ao seu aspeto, mas mantendo o mesmo traçado arquitetónico. Orientadas da mesma forma pelos pontos cardeais e a querer definir alguma informação ainda não desvendada quanto à sua posição no espaço sideral.

Partilho da mesma opinião de muitos que põem em causa a duração destas construções e levantam a hipótese de ter havido uma ajuda extraterrestre porque surgem muitos hieróglifos que levantam dúvidas quanto à sua verdadeira interpretação. Alguns até sugerem máquinas que não existiam naquele tempo e, inclusive, lançavam a ideia da existência de uma tecnologia muito avançada para a época.

Uma outra hipótese é o aparecimento de um artefacto parecido com o que hoje chamamos de pilha e que não se sabem ao certo para que servia. O efeito julga-se que seja o mesmo. Supõe-se até que fosse utilizado nas pirâmides, para que serviria então se naquela época não era conhecida a lâmpada?

De relembrar e para que nos entendamos sobre a matéria os egípcios não tinham aquele aspeto elegante e atlético que aparecem nos filmes, cheios de saúde e belos. No antigo Egito havia muitos métodos contracetivos que deixam muito a desejar nos dias de hoje. Um deles seria a colocação na vagina da mulher de um dente de alho para que no dia seguinte se a boca cheirasse a alho era porque estava fértil para procriar. Atualmente uma ideia destas é no mínimo ridícula. Além disso os egípcios eram gordos, tinham muitos problemas quanto aos piolhos, por este facto é que eram todos carecas. O cabelo era rapado logo em pequeno para que a praga de piolhos não afetasse ninguém.

É certo que deixaram um legado fantástico para a posteridade, que influenciou muitas outras épocas, incluindo a igreja católica, que foi buscar muitos dos rituais por ela praticados hoje em dia, que têm origem no Egito antigo. Como já me devo ter referido numa ocasião anterior o deus egípcio Horus tem características semelhantes àquelas ditas para Jesus. Nasceu a 25 de dezembro, de uma virgem, teve 12 apóstolos, fez milagres, morreu e ressuscitou ao terceiro dia. Tal como muitas outras divindades espalhadas pelas mais diversas mitologias. Curioso não?

Sem comentários:

Enviar um comentário